HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
MSN
Musculação no combate ao diabetes
Tão Feminino
Dicas simples para desintoxicar o corpo
Go Outside
Afinal, qual é o melhor exercício para emagrecer?
 
 
Not?cia - Fruta em excesso também engorda Fruta em excesso também engorda

Todo mundo sabe que, entre um biscoito recheado e uma fruta na hora do lanche, a segunda opção é a mais saudável. Mas na hora de escolher entre duas frutas, o que você costuma levar em conta?

É verdade que, de modo geral, todas são ricas em vitaminas, fibras e minerais. Mas cada uma oferece benefícios específicos e, para quem precisa emagrecer, também é bom levar em conta que o aporte calórico varia bastante. Pensando nisso, montamos um ranking com as frutas mais e menos calóricas, sem deixar de fora os aspectos nutricionais mais importantes de cada uma.

Não se trata de proibir nenhuma delas. Afinal, estudos já mostraram que, no Brasil, estamos abaixo da recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) no que se refere ao consumo de frutas, verduras e legumes. Enquanto o indicado é de 400 g por dia, um estudo da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) mostrou que apenas 18% de nós atinge essa meta.

Para a maioria de nós, portanto, a mensagem deve ser: coma frutas de forma diversificada e moderada. Qualquer alimento em excesso contribui para o ganho de peso. Por isso as frutas mais calóricas devem ser consumidas sem exageros.

As menos calóricas (por 100g*)

Melão (29 calorias)
Com sabor suave e textura suculenta, essa fruta apresenta fibras importantes para o funcionamento do sistema intestinal, além de um poderoso antioxidante e vitaminas do complexo B, essenciais para o funcionamento de todas as atividades celulares. As frutas mais ricas em água são menos calóricas e contêm mais fibras que ajudam na saciedade.

Morango (30 calorias)
Sua pigmentação vermelha vem da antocianina, composto que tem ação antioxidante, isto é, capaz de combater o processo natural de envelhecimento. A substância também facilita o funcionamento do pâncreas na produção de insulina.

Melancia (33 calorias)
O vermelho da melancia se deve à presença do licopeno (também encontrado no tomate, por exemplo), uma substância que protege o corpo de cânceres, especialmente o da próstata. A melancia ainda conta com citrulina, substância com ação diurética e hipotensiva (ajuda a baixar a pressão arterial).

Pêssego (36 calorias)
Essa fruta oferece fibras de boa qualidade, trazendo uma sensação de saciedade. Além disso, pêssegos são ricos em flavonoides e em vitaminas, especialmente a B12, necessária para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Tangerina ponkan (38 calorias)
Trata-se de uma boa fonte de vitamina C, que fortalece as vias aéreas superiores, colaborando para a instauração de uma barreira física que dificulta a instalação de micro-organismos. O composto também afeta positivamente processos de cicatrização.

As mais calóricas (por 100g*)

Banana ouro (112 calorias)
Essa fruta é uma boa opção para quem pratica exercícios, já que é fonte de potássio --elemento que contribui para que a contração muscular seja feita de forma adequada, evitando a ocorrência de câimbras. E vale destacar que, graças as fibras, a banana também colabora para a sensação de saciedade e ajuda na eliminação do LDL (colesterol ruim).

Atemoia (97 calorias)
O nome já dá uma pista sobre sua condição híbrida--a atemoia nasce do cruzamento da ata (também conhecida como fruta-do-conde) e da cherimoia, de origem andina. Um estudo da Unicamp descobriu que ela tem uma quantidade muito alta de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que previnem doenças como o câncer, a aterosclerose e a artrite.

Abacate (96 calorias)
O que torna essa fruta uma opção mais calórica é seu alto teor de óleo, que é um ácido graxo equivalente ao azeite de oliva. Mas, na verdade, ele não engorda muito, a não ser que seja ingerido com mel, com açúcar. Além disso, para quem está em busca de frutas que tragam aquela sensação de saciedade, essa é uma opção bem eficaz. O abacate também ajuda a regular o LDL (mau colesterol).

Jaca (88 calorias)
A fruta virou moda entre os veganos, que utilizam seus gomos como substituto para a carne no recheio de sanduíches, coxinhas, tortas etc. A jaca oferece fibras prebióticas, que servem de alimento a nossa flora intestinal, formada por bactérias fundamentais para nosso bem-estar.

Manga Palmer (72 calorias)
A coloração amarela está relacionada à pró-vitamina A, composto presente em vegetais que, no organismo, se transforma em vitamina A. Em geral, as crianças brasileiras são carentes dessa substância, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Isso tem consequências sérias, já que a vitamina A é fundamental para o crescimento celular
e para a saúde ocular. A vitamina A também pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como leite e óleo de peixe.


Fonte: Viva Bem
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet