HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Claudia
O impacto do estresse da pandemia na pele e nos cabelos
eCycle
Linhaça: 11 benefícios comprovados
MSN
Musculação no combate ao diabetes
 
 
Not?cia - Descubra os danos da má utilização de... Descubra os danos da má utilização de...

Descubra os danos da má utilização de fones de ouvido.

Ouvir música é um gosto comum entre muitas pessoas e até serve de terapia. No entanto, nem todos gostam do mesmo tipo, nem é conveniente escutá-la por todos os lados. Por isso, a ciência desenvolveu um dispositivo: os fones de ouvido.

Agora existem fones de todos os tipos, tamanhos, formas e cores. Principalmente os jovens gostam de levar seus fones de ouvido a todos os lugares.


No entanto, o uso incorreto dos fones de ouvido pode ter efeitos negativos no aparelho auditivo e também na saúde do organismo no geral.

Como usar um fone de ouvido adequadamente

1. Cuidado com o volume

O uso de fones de ouvido com um elevado volume em prolongados períodos pode chegar a causar danos de maneira irreversível no aparelho auditivo, causando problemas auditivos consideráveis. Hoje em dia, os casos de perda auditiva estão aumentando.

Com o uso de fones de ouvido pode-se gerar uma potência de som de até 100 decibéis (dB), de forma direta, um valor excessivo a exposição do ouvido humano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ouvido somente deve receber como máximo uma exposição diária ao ruído que não supere os 85 dB.

Da mesma forma a OMS assegura que o som que ultrapassa os 120 dB, ainda que não cause uma perda completa da audição, pode ir provocando um dano gradual e irreversível no aparelho auditivo. Por isso, é recomendado o uso de fones de ouvido com um volume adequado por no máximo meia hora por dia.

2. Faça um bom uso de maneira constante

Além de causar um dano direto no aparelho auditivo, o mau uso de fones de ouvido gera danos de forma indireta no organismo. Escutar música a um volume superior ao adequado pode causar:

- Danos cardíacos;
- Transtornos de sono;
- Falta de concentração;
- Perda de memória;
- Dificuldade para aprender;
- Depressão.

O mais delicado é que os danos gerados pelo mau uso de fones ouvido vão se apresentando de forma progressiva sem que a pessoa note. Por isso é importante levar em consideração como deve ser o uso adequado dos fones de ouvido.

3. Fones de ouvido de boa qualidade

Em primeiro lugar, devemos selecionar fones de ouvido de acordo as com as orelhas e preferências de cada pessoa. Existem fones de ouvido ergonômicos que se inserem diretamente no canal auditivo, assim como também há do tipo maior, como protetores de ouvido, que são colocados fora da orelha cobrindo-a em toda a sua extensão.

Para ambos casos existem diversos tamanhos e materiais. Quando os fones de ouvido são grandes bloqueia-se e concentra-se o som de forma adequada para que não se tenha a necessidade subir o volume de forma excessiva.

Se decidimos escolher fones de ouvido pequenos que são introduzidos dentro do canal auditivo, tente não introduzi-los pressionando-os. Escolha aqueles que tenham uma almofadinha que se ajuste perfeitamente na entrada do canal para que não tenha que pressioná-los para assim evitar uma lesão.

4. Tempo de exposição

Outro ponto que devemos levar em consideração é o tempo que se passa escutando sons ou música com os fones de ouvido, já que também gera dano se passamos longas horas com os fones de ouvidos postos nos ouvidos.

O recomendado é utilizá-los durante 30 minutos por dia, para assim evitar problemas de ansiedade, estresse e falta de concentração, entre outros. Para compreender melhor como cuidar dos ouvidos, pode ver sua anatomia e fisiologia.

5. Limpeza dos fones de ouvido

A limpeza também é de muita importância no uso dos fones de ouvido. É importante saber que os fones de ouvido são aparelhos de uso pessoa, ainda que pareça algo simples. Não devem ser emprestados e devem receber a limpeza adequada cada vez que forem utilizados.

Por meio deles, podem ser passados de forma rápida e direta microrganismos nocivos, que podem causar graves infecções no sistema digestivo.

Não se esqueça que cada vez que for utilizar seus fones de ouvido deve limpá-los com produtos de limpeza que sejam suaves e não danifiquem o dispositivo. Depois de certo tempo recomenda-se substituir as almofadinhas por novas.


Fonte: Melhor com Saúde
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet