HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Vitat
Atividades físicas com segurança em cada faixa etária
MSN Notícias
Dicas e medidas para evitar crise alérgica em casa
Saúde em dia
Gordura no fígado e obesidade: Entenda...
 
 
Not?cia - Alimentos que fortalecem o sistema imunológico Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Nosso organismo tem defesas naturais que impedem a entrada de vírus e bactérias que podem desenvolver diversos tipos de doenças. Essa estrutura é conhecida como sistema imunológico – ou, como costumamos chamar, imunidade.

E quando ela está baixa, nosso corpo fica vulnerável para o surgimento de infecções. Mas existem fatores – principalmente alimentos – que fortalecem o sistema imunológico.

É importante, por exemplo, incluir frutas e vegetais no cardápio regularmente, uma vez que seus benefícios auxiliam a defesa do organismo. Mas existem ainda outros alimentos que fortalecem o sistema imunológico – então, listamos 7 deles para você adicionar às suas refeições diárias.

Iogurte natural
Entre os alimentos que fortalecem o sistema imunológico, o iogurte natural tem um papel fundamental, visto que ele auxilia a recomposição das bactérias boas da flora intestinal – conhecidas como probióticos. Essas bactérias são responsáveis pelo combate dos agentes que causam doenças no organismo, também contribuindo para o fortalecimento da imunidade. Manter os probióticos balanceados também é muito importante porque quando nosso intestino está saudável, ele consegue absorver os nutrientes dos alimentos – o que naturalmente fortalece nosso sistema imunológico.

Cebola
A cebola é rica em fibras, em vitaminas B1, B2 e C, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio, selênio e potássio. São esses nutrientes que tornam a cebola um alimento com ação anti-inflamatória, antiviral, e antibacteriana. Assim, ao ser regularmente consumida, as chances de desenvolver doenças como anemia, resfriados e até trombose são menores.

Alho
Além de ser um tempero indispensável nas receitas do dia a dia, o alho fortalece o sistema imunológico porque contém vitaminas A, C e E, potássio, cálcio e magnésio. Sua composição também conta com a alicina, que age como um anti-inflamatório, antimicrobiano e ajuda na eliminação de toxinas e bactérias que podem alterar a flora intestinal. Ainda por causa desses nutrientes, o alho pode ser utilizado como um medicamento natural para doenças inflamatórias e respiratórias, como tosses, gripes e resfriados.

Frutas cítricas
Laranja, tangerina, morango, abacaxi, entre outras, são alimentos que fortalecem o sistema imunológico porque são ricas em vitamina C – um excelente antioxidante que protege o organismo. Por ser antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento precoce das células do corpo e também as do sistema de defesa, além de ajudar na cicatrização de feridas e na manutenção dos vasos sanguíneos.

Brócolis
Rico em fibras, cálcio, antioxidantes e vitaminas A e C, o brócolis é um alimento que precisa fazer parte das suas refeições. Quando consumido com frequência, seus efeitos no corpo incluem a melhora no sistema imune e no funcionamento adequado do intestino. Seu alto teor de fenóis, flavonoides faz com que o brócolis seja capaz de auxiliar a absorção de nutrientes e impedir a ação de substâncias cancerígenas.

Tomate
Por conter licopeno, o tomate é capaz de eliminar os radicais livres do corpo – que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. Ele também contém vitamina A e C, antioxidantes e tem efeito diurético, por isso, seus benefícios ajudam a prevenir doenças no sistema urinário, doenças cardiovasculares, câncer e a catarata.

Gengibre
Um dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico é o gengibre, uma vez que seus nutrientes auxiliam no tratamento de inflamações na garganta e melhoram as defesas naturais do organismo pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória. O gengibre também pode ser usado para melhorar sintomas de azia, gases intestinais, náuseas e vômitos.


Fonte: Guia da Cozinha
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet