HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Terra
10 alimentos para aumentar a imunidade
Alto Astral
Benefícios do amendoim: descubra como ele...
Sport Life
Aeróbico para emagrecer: conheça as atividades...
 
 
Not?cia - Hidratação é tão importante no frio quanto no calor Hidratação é tão importante no frio quanto no calor

O inverno está chegando e a lista de cuidados com a saúde se transforma com a queda da temperatura: piora nos sintomas de alergias, problemas circulatórios e doenças respiratórias são os principais problemas enfrentados nesta época do ano.

Manter o corpo saudável e ativo é um desafio e a água pode ser uma grande aliada.

Especialistas insistem que o consumo de 1,5 a 2l de água é necessário todos os dias, independente da estação do ano. Mesmo sentindo menos sede, a hidratação deve ser frequente, já que a perda de líquido no suor diminui, mas se mantém na urina, por exemplo.

Caso o consumo de água não seja equilibrado, o corpo pode desidratar e sofrer com sintomas de prisão de ventre, ressecamento da pele e aumento da vulnerabilidade para doenças respiratórias.

- É importante levar em consideração o balanço da água corporal, prestando atenção não somente no volume de água que bebemos, mas também no que eliminamos durante o dia - alerta Maurilo Leite, nefrologista do Hospital Universitário da UFRJ.

Segundo ele, além do líquido ingerido, o próprio organismo produz entre 200ml e 1000ml de água por dia, dependendo do metabolismo. Para manter o corpo saudável no frio, a média de urina deve ser correspondente a quantidade ingerida, o resto será eliminado por outras vias.

- Isso sinaliza que o corpo está funcionando normalmente. Muito mais ou muito menos urina pode ser um alerta para problemas renais - diz o especialista.

A atenção deve ser redobrada em relação a crianças e idosos, já que desidratam com mais facilidade. Para fazer a reposição de líquido, o cuidado não precisa ser apenas por meio do consumo de água.

- Sopas, chás e sucos são ótimas alternativas para esta época do ano, em que as pessoas esquecem de beber água por não sentirem calor - segundo a nutricionista Marlete Pereira.

Tomar sucos naturais entre as refeições e sopa todos os dias à noite são hábitos que ajudam a manter a hidratação.

Saiba reconhecer sinais de desidratação

Urina

É normal que, pela manhã, a primeira urina seja mais concentrada, amarelada. No decorrer do dia o consumo de líquido deve diluí-la, tornando seu aspecto mais transparente. Se isso não acontecer, está na hora de beber mais água.

Saliva e nariz

Lábios e narinas ressecados sinalizam a desidratação do corpo. Além do desconforto, estes sintomas podem provocar fissuras que viram porta de entrada para doenças respiratórias, muito comuns nesta época do ano. Quando sentir a saliva mais grossa, hidrate-se.

Pele

O frio já provoca um ressecamento natural dos tecidos. Além do uso de produtos hidratantes, o consumo de água ajuda a manter a pele saudável. Caso perceba braços e pernas esbranquiçadas, não use apenas o creme, beba água.


Fonte: Extra
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet