HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Boa Forma
Sono e memória: qual a relação?
Saúde Melhor
Quais alimentos ajudam a evitar câimbras?
Fortíssima
Qual é o melhor horário para treinar?
 
 
Not?cia - Exercícios cardio: tudo o que você precisa saber Exercícios cardio: tudo o que você precisa saber

Muito se fala sobre exercícios cardio, mas será que você sabe o que é? Este tipo de treino é perfeito para quem não tem o hábito de praticar musculação, mas que deseja começar a movimentar o corpo por meio de alguma modalidade.

Pensando nisso, se assim como nós, você também desejar combater o sedentarismo, ter mais disposição na rotina e quer melhorar a saúde, explicaremos as seguintes dúvidas sobre exercícios cardio.

O que é exercício cardio?


Você provavelmente já deve ter ouvido falar por aí a palavra “cardio”. Embora pareça simples, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é e qual a sua importância. De modo geral, essa palavra vem da abreviação de cardiovascular, formado pelo coração e todos os seus vasos sanguíneos, responsáveis pelo recebimento de nutrientes e oxigênio.

Quando falamos em exercícios cardio (ou aeróbico), nos referimos a qualquer tipo de atividade que eleva a frequência cardíaca e respiratória, fortalecendo os pulmões, os músculos e o sistema cardíaco.

Para quem tem pouca energia ao longo da rotina, desde a prática de uma atividade física até tarefas do dia a dia, saiba que o aeróbio é ótimo para melhorar e aumentar a resistência e o condicionamento físico. Ou seja, melhora a prática de alguma modalidade com mais intensidade e duração.

Cardio ajuda a emagrecer?

Será que o cardio ajuda a emagrecer? A resposta é: sim! Para alcançar o resultado desejado, é preciso montar um plano de treino por meio de exercícios aeróbicos focados no emagrecimento.

A partir do exercício cardio, é possível elevar o gasto calórico, um ponto de grande importância para quem deseja perder algumas medidas e emagrecer de maneira saudável, tendo em vista que esse tipo de treino ajuda a diminuir a gordura corporal. Além disso, a sua prática, quando realizada sob orientação de um profissional, promove mais saúde e bem-estar em prol da qualidade de vida.

Geralmente, é recomendável de 20 a 30 minutos de exercícios cardio para quem deseja perder peso. Em relação às pessoas que praticam musculação e desejam promover o emagrecimento, o mais indicado é após o treino de hipertrofia muscular.

Lembrando que, além desse tipo treino, é preciso combinar com uma vida mais saudável por meio da alimentação. Além disso, é importante conversar com algum profissional de educação física ou personal trainer para entender quais são os exercícios mais indicados para o seu objetivo.

Qual a diferença entre o cardio de baixa e alta intensidade?

Assim como em qualquer tipo de modalidade, é possível identificar diferentes graus de intensidade. Em relação ao cardio, isso não poderia ser diferente, né? Afinal, cada objetivo e estilo de vida requer um plano de treino específico. Confira-os!

Cardio de alta intensidade

Se o seu objetivo é o ganho de massa muscular ou o emagrecimento saudável, saiba que o cardio de alta intensidade é o mais indicado para você. Isso porque ele acaba exigindo mais gasto de energia, ou seja, é preciso fazer ainda mais esforço e, consequentemente, treinar em um tempo menor.

Geralmente, o tempo de duração varia de 15 a 30 minutos. Além disso, é indicado até três sessões por semana.

Cardio de baixa intensidade

Diferente do exercício de alta intensidade, o de baixa intensidade exige menos esforço físico, tendo em vista que o tempo de prática é bem maior, indicado para quem deseja fortalecer a musculatura, aumentar a resistência e manter a forma física. Para quem nunca praticou ou parou de fazer algum tipo de atividade física, esta é uma ótima opção, tendo em vista que pode não oferecer risco de lesões.

A duração pode variar de 10 a 60 minutos. Em relação às sessões, pode chegar até quatro vezes por semana.

Quais os benefícios do exercício cardio para a saúde?

Como o próprio nome diz, o exercício cardio é ótimo para a saúde cardiovascular e respiratória. No entanto, esses cuidados e manutenção em prol da saúde, a prática regular pode promover ainda mais benefícios para o corpo e organismo. Pensando nisso, trouxemos uma lista com alguns deles para você conhecer:

- Controla o índice glicêmico;

- Previne doenças no coração;

- Diminui a sensação de insônia;

- Melhora a recepção do oxigênio;

- Melhora a coordenação motora e o equilíbrio;

- Aumenta a disposição para as tarefas da rotina;

- Diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca;

- Diminui os transtornos mentais, como estresse, ansiedade e/ou depressão;

- E muito mais!

Checklist de modalidades cardio

O exercício aeróbio pode ser feito por qualquer tipo de pessoa, tanto por crianças quanto por pessoas mais velhas, ou seja, não tem idade. No entanto, é preciso entender o objetivo da prática e, a partir disso, montar uma rotina de treino. Não gosta de musculação, mas quer fazer aeróbico? Sem problema!

Atualmente, existem inúmeras modalidades que trabalham esse estilo de treino, sendo que algumas delas você pode até já estar fazendo e nem sabe, acredita? Por isso, trouxemos uma lista com algumas modalidades para você começar a praticar:

- Jump;

- Lutas;

- Corrida;

- Natação;

- Spinning;

- Bike indoor;

- Aula de dança;

- HIIT (treino intervalado de alta intensidade);

- E muito mais!


Fonte: Total Pass
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet