HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Dicas de Mulher
Spirulina: saiba mais sobre esse superalimento
Dicas de Mulher
Chlorella: nutrientes essenciais para...
Tudo Gostoso
Benefícios do alho-poró para a saúde
 
 
Not?cia - Inverno pode agravar quadros de compulsão... Inverno pode agravar quadros de compulsão...

Inverno pode agravar quadros de compulsão alimentar.

O inverno tem um grande impacto sobre os nossos hábitos alimentares.

Nesta época do ano, aumenta o desejo por alimentos reconfortantes, que ajudam principalmente a enfrentar as baixas temperaturas. Porém, essa mudança na alimentação pode piorar quadros de compulsão alimentar.

De acordo com a psiquiatra Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, muitos desses alimentos, como sopas e massas, proporcionam uma sensação temporária de conforto e alívio emocional, o que pode levar a episódios de compulsão alimentar.

A compulsão alimentar é um transtorno caracterizado pelo consumo de grandes quantidades de alimentos, na maioria das vezes ricos em calorias e carboidratos, acompanhado de um sentimento de vergonha e culpa pelo descontrole.

Influência do clima

Outro fator que contribui para episódios de compulsão alimentar no inverno é o clima da estação. A profissional explica que a falta de luz solar e o frio podem afetar negativamente o humor das pessoas, levando a alterações no estado emocional, como tristeza e ansiedade.

“Para muitos, a compulsão alimentar pode ser uma forma de lidar com essas emoções desconfortáveis, buscando prazer temporário na comida já que durante o inverno as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa”, comenta.

Segundo Martani, “esse isolamento social pode levar ao tédio e à solidão, e algumas pessoas podem recorrer à comida como uma forma de preencher o vazio emocional ou aliviar a sensação de estar sozinho”.

Busque ajuda!

A compulsão alimentar pode causar diversos prejuízos à saúde, tanto física quanto mental. O transtorno pode causar problemas como doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e até contribuir para o desenvolvimento de outros transtornos alimentares, como a bulimia.

Por isso, a busca por ajuda profissional é fundamental para lidar com o distúrbio da maneira mais adequada. O tratamento pode envolver terapia cognitiva-comportamental e também o uso de medicamentos em alguns casos.


Fonte: Alto Astral
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet