|
|
Not?cia - Evite a queda de cabelo na gravidez
Evite a queda de cabelo na gravidez
Muitas gestantes reclamam da queda de cabelo na gravidez. Apesar de não ocorrer com todas as futuras mamães, o problema faz parte das transformações comuns do corpo durante o período.
Até o momento, não há estudos que comprovem com certeza o motivo da queda capilar durante a gestação, mas se acredita que ela esteja relacionada aos hormônios. A seguir, você confere mais informações sobre o assunto.
Como evitar a queda de cabelo na gravidez
A queda de cabelo durante a gravidez pode estar relacionada ao aumento na produção do hormônio progesterona - que, por sua vez, contribui para o ressecamentos dos fios, tornando-os mais frágeis. Por isso, muitas gestantes acabam notando mais cabelos na escova ou no chão, após pentearem as madeixas.
Felizmente, com alguns bons hábitos, é possível minimizar o impacto hormonal e garantir mais saúde para seus fios. As dicas servem tanto para o período gestacional quanto para o pós-parto, quando muitas mulheres ainda lidam com a queda de cabelo. Confira quais são elas:
1. Seja gentil
Evite escovar os cabelos com força e com pressa. Como eles estão mais fragilizados, procure ser delicada, pressionando os fios de maneira leve.
2. Evite amarrar os fios com força
Substitua elásticos muito apertados por tipos mais soltos e confortáveis. Quando você puxa demais os cabelos, eles ficam mais propensos à quebra.
3. Não use químicas
Para garantir a sua saúde e a de seu bebê, evite procedimentos que utilizem substâncias químicas durante o período gestacional. Além da possibilidade da entrada na corrente sanguínea, alguns produtos podem reagir de maneira diferente, devido à mudança hormonal.
4. Utilize bons shampoos
Escolha produtos com ação fortificante e de recuperação capilar, tanto durante a gravidez quanto no período pós-parto.
5. Hidrate
Cremes e massagens estimuladoras também são alternativa para fortalecer os fios e mantê-los mais bonitos durante a gravidez.
6. Converse com seu médico
Uma queda moderada é normal até seis meses após o parto. No entanto, se a perda dos fios for excessiva e, principalmente, se estiver associada a outros sintomas, não deixe de relatá-los ao seu médico.
4 dicas para uma gravidez saudável
1. Faça o pré-natal
O quanto antes você iniciar o acompanhamento médico, mais tranquila será a sua gestação. Ter o apoio de profissionais é importantíssimo para se certificar de que tudo está correndo bem. Você também poderá tirar dúvidas de forma eficaz.
2. Tenha uma alimentação equilibrada
Gestação não significa que você deve "comer por dois". No entanto, é um período em que a alimentação deve ser equilibrada e muito saudável, refletindo na saúde da futura mãe e do bebê.
3. Movimente-se
Muitas gestantes se enganam ao acreditar que devem pausar suas atividades físicas durante a gestação. Os exercícios são muito importantes para uma gravidez saudável, desde que sejam acompanhados por profissionais que estejam cientes sobre a gestação.
4. Descanse
É natural que a disposição diminua um pouco durante a gravidez. Caso não consiga repousar após o almoço, por exemplo, tire alguns minutinhos ao longo do dia para colocar os pés para cima ou apenas relaxar.
Fonte: Vivo mais Saudável
|
|