|
|
Not?cia - Saúde da mulher: aproveite o verão de forma saudável
Saúde da mulher: aproveite o verão de forma saudável
A estação mais quente do ano chegou e, junto com os dias ensolarados, é preciso alguns cuidados especiais, principalmente com nossa saúde ginecológica. É nessa época, por exemplo, que o Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) registra um aumento de 30% nos casos de pacientes com problemas urinários — a maioria com cólicas renais e cistite.
Se você já teve a famosa infecção urinária, caracterizada, entre outros sintomas, pela ardência ao fazer xixi, sabe quão incômoda é a experiência. Por isso, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados extras com a saúde.
Não fique com o biquíni ou maiô molhado o dia todo
Meios quentes e úmidos (como o biquíni molhado) são ideais para a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde, como o fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região e causando o que conhecemos por Candidíase. Por isso, o ideal é que depois de cair na água, você troque a parte debaixo do biquíni. Além disso, dê preferência ao sabão neutro na hora de lavar roupas íntimas e de banho.
Beba muita água
Além da possibilidade de proliferação de fungos e bactérias já mencionadas, é também no verão que nosso corpo necessita de mais água e nutrientes para manter o metabolismo funcionando idealmente, já que perdemos nutrientes e água decorrentes do calor. Com isso, a imunidade pode ser afetada e comprometer nosso organismo.
De olho na alimentação
Frutas com alta concentração de água (como melão, abacaxi, maçã, uva e pera) e sucos naturais podem ser uma boa pedida para dar aquela reforçada na hidratação. E, claro, nunca é demais lembrar: evitar, sempre que possível, sucos de caixinha e refrigerantes, já que são cheios de açúcar e conservantes prejudiciais à saúde.
Atenção nos hábitos
Ficar com roupas molhadas durante muito tempo, por exemplo, podem causar micoses e infecções. Dermatites e alergias também podem surgir nesse período — por isso, se for sentar na grama ou na areia, opte por estender uma canga mais grossinha, uma toalha ou, preferencialmente, uma cadeira de praia para evitar contaminações diversas.
A importância sono
Dormir bem diminui drasticamente a chance de doenças e infecções. Por isso, é importantíssimo juntar todos os cuidados que já falamos com uma alimentação saudável e com boas noites de sono. Outra dica é dormir sem calcinha.
Como saber a hora de procurar um médico?
No caso específico de doenças ginecológicas, atenção redobrada a sinais como corrimentos com cheiro forte e que geram muito prurido. Normalmente corrimentos com essas características são patológicos. Outro sintoma que deve ser observado é dor ao urinar e/ ou idas frequentes ao banheiro, que podem ser sinais de infecção urinária e devem ser avaliados por um profissional.
Fonte: MSN Notícias
|
|