|
|
Not?cia - Alopecia: causas, sintomas e tratamentos
Alopecia: causas, sintomas e tratamentos
Como forma de apoiar o filho, diagnosticado com alopecia, o jogador de futebol Allan Marques raspou a cabeça e compartilhou em suas redes sociais, na última segunda-feira (1), um relato de sua esposa, contando sobre o diagnóstico do filho.
A doença é caracterizada justamente pela queda de cabelo. Entenda melhor o que é a alopecia, quais são suas causas, tipos e opções de tratamentos.
O que é alopecia?
Alopécia é uma condição caracterizada pela repentina queda de cabelo direto do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Essa condição pode fazer com que a região onde há a queda fique completamente sem cabelo/pelos, deixando a pele ou couro cabeludo exposto.
A identificação da alopecia pode acontecer quando há a percepção da queda de mais de 100 fios de cabelo por dia. É possível notar a queda no banho, no travesseiro, ou ao pentear o cabelo. Outra forma é notar se há espaços vazios no couro cabeludo ou partes do corpo sem pelos.
Para tratar a alopecia é necessário descobrir qual é a causa da doença. Existem cinco tipos de alopecia, e na maioria dos casos o tratamento é feito com medicamentos de aplicação local recomendados por um médico dermatologista.
Quais os tipos de alopecia?
Alopecia areata: esse tipo é causado por fatores emocionais ou auto imunes e é caracterizado por intensa queda de cabelo em algumas áreas.
Androgenética: popularmente conhecida como calvície, é causada por fatores genéticos e está associada à taxa de testosterona na corrente sanguínea. O que justifica que seja mais comum em homens.
Traumática: este tipo é causado pelo hábito de arrancar fios de cabelos constantemente e também pode ser causado por traumas na cabeça.
Seborréica: alopecia causada por dermatite, e que pode ser tratada com uso de medicamentos.
Eflúvio: essa caracteriza-se por um período onde há queda natural de cabelo. Quando esse mecanismo se desregula, o período de queda de cabelo tende a ser maior, mas responde bem aos tratamentos clínicos.
Quais as principais causas?
Existem várias causas possíveis para a alopecia, que podem ser desde fatores externos até implicações internas. Alguns tipos de câncer podem influenciar na queda do cabelo.
Confira abaixo as principais causas da alopecia:
- Micose no couro cabeludo;
- Uso de medicamentos;
- Estresse;
- Reação hormonal pós parto;
- Uso de produtos químicos inadequados;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano;
- Deficiência de proteínas, ferro, biotina e zinco.
Quais as formas de tratamento?
O melhor tratamento para a alopecia varia dependendo do tipo que você tem. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito através de medicamentos orais.
Já em outros, ou em casos graves, como um complemento, podem ser utilizados produtos de aplicação direta na região onde há a queda de cabelos.
A intradermoterapia, procedimento em que são colocadas agulhas com um pouco de remédio na pele, também pode ser indicada em alguns casos.
Assim como a carboxiterapia, que consiste na aplicação subcutânea de dióxido de carbono. Ambas, bem como a medicação, só podem ser realizadas com recomendação médica.
Atenção: Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.
Fonte: Seleções
|
|