|
|
Not?cia - Hortelã melhora digestão e contribui para saúde bucal
Hortelã melhora digestão e contribui para saúde bucal
Basta aproximar o nariz de um chumaço de hortelã para compreender a razão pela qual essa é uma das ervas mais utilizadas no mundo – especialmente na cozinha e em drinques especiais.
Mas o hortelã também oferece, além do sabor e do odor, uma série de benefícios para nossa saúde: desde a simples inalação de seu perfume, até sua ingestão na forma de chá ou mesmo sua aplicação tópica sobre a pele em casos de irritação ou dores – além, é claro, do conhecido uso para saúde bucal.
Uma reportagem no site e-Cycle reuniu uma série de estudos que comprovam os benefícios da planta – uma das mais cheirosas e versáteis que se tem notícia.
Rica em antioxidantes, ácido fólico, riboflavina vitaminas A, B6, C, E, K, a erva tem ação anti-inflamatória e sua substância mentol possui efeitos preventivos contra diversos tipos de câncer, em especial na próstata.
A intensidade do perfume e do sabor do hortelã é proporcional às benesses que a erva traz à saúde.
O chá de hortelã, preferencialmente preparado com a folha natural e fresca, melhora a digestão, alivia distúrbios gástricos e intestinais, ajuda a abrir as vias aéreas em casos de alergia ou congestão ou mesmo asma: o mentol é também ótimo descongestionante e expectorante. A força do sabor e do odor da planta combatem o mau hálito e seus efeitos também combatem a cárie nos dentes.
O plantio de hortelã é também especialmente simples.
A aplicação tópica, diretamente na pele, do hortelã, tem também funções diversas: por suas propriedades anti-inflamatórias, a erva é recomendada contra coceiras e urticárias, por exemplo, mas também para o alívio de dores musculares ou de cabeça.
A folha macerada, misturada com água morna ou em um tecido é recomendada, mas a massagem com óleo essencial é ótima opção para situações de dores musculares, por exemplo, ou mesmo contra dores de cabeça. A planta também possui eficácia comprovada como repelente – contra formigas e mosquitos.
O chá de hortelã é um dos modos mais eficazes de assimilar os benefícios da erva.
O simples ato de cheirar a planta ou seus derivados, no entanto, já oferece benefícios consideráveis – como no alívio de náuseas, contra congestões nas vias respiratórias, e até mesmo para memória e nosso estado de alerta. E não podemos esquecer: o hortelã é também ingrediente especial para pratos deliciosos e mesmo drinques inesquecíveis.
Trata-se, portanto, de uma plantinha ao mesmo tempo fácil de achar e até de cultivar e, no entanto, quase milagrosa, e com um cheiro tão delicioso que é mesmo capaz de melhorar nosso dia, nosso humor, nossa saúde.
Fonte: Hypeness
|
|