|
|
Not?cia - Como proteger o cabelo na praia, da piscina e do sol
Como proteger o cabelo na praia, da piscina e do sol
Assim como a nossa pele, os cabelos também exigem atenção redobrada no verão.
A falta de cuidados durante os dias mais quentes pode causar ressecamento, perda de brilho, alterações de cor, pontas duplas, fios quebradiços...
Tudo graças à exposição inadequada das madeixas a agressões externas como raios UV, calor, sal da água do mar, cloro da piscina e até excesso de lavagens!
Por isso, melhor do que precisar recuperar os danos aos fios após as férias é intensificar a rotina de cuidados e fortalecer a resistência dos cabelos no verão! Segundo Alberto Cordeiro, dermatologista e tricologista, uma semana antes de cair na praia ou piscina já é possível se garantir.
“Vale fazer um tratamento rico em aminoácidos para fechar as cutículas e proteger o cabelo e até tomar cápsulas ricas em queratina, cistina, cisteína e biotina, indicadas por um dermatologista e geralmente formuladas em farmácia de manipulação”, diz.
Seja no sol, na areia ou na piscina, mostramos aqui um mini guia com os melhores jeitos de aproveitar as delícias da estação sem agredir as madeixas – e mantendo elas em ordem durante a temporada mais quente do ano:
Para driblar o Sol
Regra de ouro: evite tomar sol entre 10h e 16h, quando a luz e a temperatura estão mais intensas. “Assim como acontece na pele, as radiações ultravioletas danificam muito a fibra do cabelo. Por isso, além de evitar o excesso de exposição, também é muito importante caprichar na hidratação dos fios e na utilização de protetor solar capilar”, diz.
Produtos como leave-in, creme de pentear com proteção solar e água termal também são bons amigos na hora de proteger o cabelo. “Aplique o produto cerca de 30 minutos antes da exposição e reaplique ao longo do dia. Outra dica para quem está na praia é usar água de coco e não enxaguar - ela hidrata bem e o açúcar cria uma camada de proteção extra contra os raios UV.”
Na praia
A água do mar tem cloreto de sódio em alta concentração o que acaba sugando a hidratação natural da pele e do cabelo, o que deixa aquela sensação e aspecto de ressecamento. “Para repor os níveis de hidratação, aplique um leave-in hidratante logo após sair da água e capriche na máscara de tratamento quando chegar em casa”, ensina.
Já para driblar os danos causados pelo acúmulo de areia no couro cabeludo, é recomendado fazer uma esfoliação na raiz dos fios. “Isso ajuda a remover o excesso de areia e células mortas, o que melhora a vascularização dos bulbos capilares e consequentemente a saúde do cabelo como um todo”.
Na piscina
Ao contrário do que se pensa, o real causador do temido efeito esverdeado não é cloro e sim o cobre utilizado nos produtos químicos de tratamento de água. “Os íons de cobre se ligam muito facilmente com a proteína da fibra capilar, causando o esverdeamento dos fios”, explica.
Para evitar o problema lave os cabelos assim que sair da piscina, aplicando condicionador e uma boa máscara de tratamento selante, e depois finalize com leave-in com FPS. “Isso vai ajudar a repor a hidratação e também a selar a cutícula dos fios, tornando-os mais resistentes e menos suscetíveis aos danos”.
Fonte: Glamour
|
|