|
|
Not?cia - Conheça 8 diferentes tipos de massagens e...
Conheça 8 diferentes tipos de massagens e...
Conheça 8 diferentes tipos de massagens e seus benefícios.
Você já leu um menu de spa, apenas para ficar completamente impressionado com a diversidade dos tipos de massagens disponíveis?
Sim, é fácil se confundir, especialmente quando você não tem certeza de para que serve cada opção – ou como seria benéfico para o seu corpo.
Embora possam parecer relaxantes e intercambiáveis, esse não é o caso. Os tipos de massagens variam de acordo com as diferentes técnicas de movimento, equipamentos, localização do corpo e pressão aplicada.
Algumas massagens são excelentes para aliviar o estresse mental, outras são boas para curar lesões e algumas são voltadas para a liberação de toxinas de nossos corpos.
Mas não há necessidade de ficar estressado ao escolher um tipo de massagem, se você seguir estas dicas úteis para navegar com sucesso em um menu de massagem.
8 tipos diferentes de massagens e seus benefícios
1. Massagem Sueca
Um dos tipos de tratamentos de massagem mais comuns e solicitados, as massagens suecas são focadas em criar um ambiente relaxante para o cliente, usando várias técnicas que finalmente deslizam sobre a pele (com leves movimentos de amassamento). Uma massagem sueca se concentra na camada superior dos músculos e faz com que o fluxo sanguíneo volte para o coração.
De acordo com Kiera Nagle, diretora de programas de massagem no Pacific College of Health and Science, enquanto uma sessão com massagem sueca visa relaxar, outras técnicas suecas como percussão e vibração estão envolvidos em ajudar a estimular o músculo.
Ela diz que muitos clientes solicitam uma massagem sueca por causa de sua popularidade. No entanto, pode ser mais benéfico conversar com seu terapeuta sobre as opções, em vez de simplesmente escolher o tratamento mais “moderno”.
A quem se destina: A massagem sueca é para quem procura relaxar e melhorar a circulação geral do corpo.
2. Massagem Desportiva
As massagens esportivas geralmente são mal interpretadas como uma massagem para atletas lesionados. Embora seja verdade que aqueles que sofreram uma lesão relacionada ao esporte se beneficiariam de massagens esportivas regulares, esses tipos de massagens são ótimas medidas preventivas para atletas e indivíduos.
“As massagens esportivas podem tratar a tensão muscular associada ao movimento repetitivo e podem reduzir ou prevenir a dor muscular tardia, frequentemente associada a atividades físicas rigorosas”, diz Nagle, explicando que as massagens esportivas podem abordar o estresse psicológico associado ao desempenho e à competição.
A quem se destina: “Uma massagem esportiva é mais adequada para atingir os objetivos de pessoas ativas, mas não precisam ser atletas profissionais”, diz Nagle.
3. Massagem Linfática
Nosso sistema linfático é crucial para proteger nossos corpos de doenças e enfermidades. É o zelador geral do nosso sistema imunológico e é responsável por remover os resíduos tóxicos de nossos corpos. Ele também gerencia nossos níveis de fluidos, garantindo que estejamos sempre hidratados – mesmo após um treino intenso.
“A massagem linfática, também conhecida como drenagem linfática manual, usa um toque muito leve na pele superficial para promover a circulação do fluido linfático no corpo”, diz Nagle. “Ela incorpora movimentos circulares, escavação e bombeamento, trabalhando com uma consciência da direcionalidade do fluxo linfático normal através do corpo.”
A quem se destina: “Massagens linfáticas são frequentemente usadas para reduzir o edema, ou inchaço, para várias condições, como linfedema pós-cirúrgico, diabetes, gravidez e câncer”, explica Nagle. Aqueles com fadiga contínua, insônia, problemas digestivos e depressão também podem se beneficiar de massagens linfáticas .
4. Massagem de tecidos profundos
Os Institutos Nacionais de Saúde afirmam que uma massagem profunda é “a compreensão das camadas do corpo e a capacidade de trabalhar com o tecido nessas camadas para relaxar, alongar e liberar padrões de retenção da maneira mais eficaz e eficiente em termos de energia possível dentro dos parâmetros de conforto do cliente”.
Não projetada para relaxamento, esse tipo de massagem pode não ser a mais confortável – mas isso não significa necessariamente que você deva evitá-la.
Uma massagem de tecido profundo funciona aplicando pressão lenta, mas firme, nos músculos e no tecido da fibra muscular conjuntiva para ajudar a aliviar a dor crônica causada pelo estresse no músculo ou lesão. Nagle descreve a arte das massagens profundas como exigindo um ritmo mais lento com menos lubrificação para criar fricção.
O terapeuta aplicará fricção ao músculo para quebrar quaisquer nós, tecido cicatricial ou aderências. As áreas onde uma massagem profunda pode ajudar a aliviar a dor ao longo do tempo incluem o pescoço, parte superior ou inferior das costas, ombros, pernas e braços.
A quem se destina: Uma massagem de tecidos profundos é para aqueles que sofrem de dor crônica devido a uma lesão anterior ou acumularam tensão e estresse no pescoço e na parte superior das costas. Nagle observa que nem todos os clientes precisam de massagens profundas, portanto, consulte seu terapeuta durante a sessão de admissão.
5. Massagem Miofascial de Pontos Gatilho
Na terapia de ponto-gatilho, ou em uma massagem de ponto-gatilho, um terapeuta trabalhará em torno da(s) localização(ões) dos pontos-gatilho do corpo (que incluem espasmos ou nós) com diferentes quantidades de pressão. “Esta técnica de massagem usa pressão estática direta no local de uma área localizada de tensão definida como um ponto de gatilho miofascial”, diz Nagle.
Os pontos-gatilho podem se correlacionar com um padrão de dor irradiada no corpo do cliente. O objetivo é suavizar qualquer tensão dentro do corpo para aliviar os nós ou rachaduras que mantêm a tensão.
A quem se destina: “A terapia de ponto-gatilho pode ser usada como um tratamento independente ou incorporada a uma sessão de massoterapia que utiliza várias técnicas”, diz Nagle. Ela recomenda a terapia de ponto-gatilho para clientes que apreciam uma abordagem direta (e às vezes desconfortável) em vez de uma abordagem mais geral, como uma massagem sueca.
6. Massagem de Aromaterapia
Uma massagem de aromaterapia é o uso de óleos essenciais, que podem ser incorporados em tratamentos de massoterapia, seja ambientalmente (como um difusor de ar ou um travesseiro perfumado para os olhos) ou topicamente (através da aplicação direta na pele por meio de um óleo transportador durante a sessão de massagem).
Os óleos podem ser selecionados com base nas preferências dos clientes ou para fins medicinais e terapêuticos — alguns exemplos incluem lavanda para relaxamento ou hortelã-pimenta para estimulação.
A quem se destina: Uma massagem de aromaterapia é para quem procura uma experiência relaxante que envolva mais os seus sentidos. No entanto, Nagle recomenda consultar seu massoterapeuta antes de adicionar aromaterapia à sua massagem porque alguns óleos não são favoráveis para condições específicas.
7. Massagem pré-natal
As massagens pré-natais são tratamentos especificamente adaptados para gestantes e podem incorporar uma variedade de posições, técnicas e modalidades que ajudam a abordar os impactos fisiológicos e psicológicos da gravidez no corpo. Nagle diz que há muitos benefícios associados às massagens pré-natais, incluindo o tratamento do desconforto musculoesquelético, diminuição do inchaço, redução da ansiedade e estresse emocional e ajuda na preparação para o trabalho de parto.
A quem se destina: Uma massagem pré-natal é para mulheres grávidas no segundo ou terceiro trimestre (preferencialmente). Nagle também acredita que aqueles que procuram se recuperar durante o pós-parto também podem se beneficiar de uma massagem pré-natal.
8. Massagem de Reflexologia
A massagem de reflexologia faz sua magia massageando áreas das mãos, pés ou orelhas que têm reflexos diretos em outras partes do corpo. Por exemplo, quando um dos clientes de Nagle está sofrendo de congestão sinusal, ela usará técnicas de massagem de reflexologia pressionando nos pontos de sinus localizados nas pontas dos dedos ou dos pés que podem ajudar a aliviar a congestão sinusal no rosto.
A quem se destina: A reflexologia pode ser um tratamento independente para quase todos os clientes (incluindo crianças, idosos ou pessoas com condições subjacentes) ou pode ser incorporada a uma sessão mais longa de massagem terapêutica de corpo inteiro.
Fonte: Go Outside
|
|