|
|
Not?cia - Musculação é a atividade física mais importante...
Musculação é a atividade física mais importante...
Musculação é a atividade física mais importante para envelhecer bem.
Um especialista em fisiatria e reumatologia é categórico: a musculação é reconhecida como a atividade principal para quem quer envelhecer bem e saudável. Adotar uma série de exercícios físicos específicos é essencial para ser um idoso com qualidade de vida.
“A musculação é reconhecida como a atividade mais importante para quem está envelhecendo”, ressaltou o médico fisiatra e reumatologista José Maria Santarem, que criou um instituto de atividades físicas voltado para a Terceira Idade, em Salvador (Bahia).
O médico recomenda os chamados exercícios físicos resistidos, que estimulam o organismo e não oferecem risco de impactos ou torções, sob a supervisão de profissionais.
Melhor exercício do mundo
Em um vídeo curto, o médico recomenda a prática do que chama a “atividade física mais importante da vida”, para se preparar para uma velhice segura.
“A musculação é um exercício para quem está envelhecendo para chegar na velhice em boas condições. A musculação atua nos músculos, nas articulações, nos ossos e de uma forma muito segura, mesmo para quem tem limitações.”
O processo de envelhecimento se caracteriza pela progressão degenerativa do organismo, que fragiliza os órgãos e a perdas funcionais.
Os primeiros sinais aparecem geralmente no aparelho motor, indicando dificuldades para caminhar, movimentar, levantar, sentar e assim por diante.
Atividades resistidas
O médico José Santarem recomenda a chamada musculação terapêutica com a prática de exercícios adaptados conforme as necessidades de cada um, respeitando limitações e necessidades.
Em geral, as queixas mais comuns são dores corporais.
A mais frequente envolve as dores em articulações e em coluna vertebral em decorrência de desgastes das estruturas do aparelho locomotor.
Os desgastes são conhecidos como processos degenerativos e afetam as cartilagens, tendões, ligamentos e músculos.
Há, ainda, o desgaste dos ossos causado por osteopenia e osteoporose, embora não provoque dores, gera riscos de fraturas.
Benefícios da atividade física para os idosos
A prática de exercícios físicos, segundo o Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF), gera uma série de benefícios à saúde do idoso.
Observe:
- Prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares;
- Auxílio no controle da diabetes e artrites, entre outras doenças;
- Fortalecimento muscular;
- Manutenção da densidade óssea;
- Bem-estar físico e mental;
- Melhora do equilíbrio e a coordenação motora;
- Melhora a flexibilidade e a força.
Fonte: MSN
|
|