HOME
 
ALMÍSCAR
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
ATENDIMENTO
 
 
SAÚDE EM FOCO
 
Seleções
Descubra o potencial de cura do chá verde
Jetss
Esgotamento mental: 15 sinais para ficar atento
Go Outside
Emagrecer com a corrida: 3 treinos para perder peso
 
 
Not?cia - Alopecia: causas, sintomas e tratamentos Alopecia: causas, sintomas e tratamentos

Como forma de apoiar o filho, diagnosticado com alopecia, o jogador de futebol Allan Marques raspou a cabeça e compartilhou em suas redes sociais, na última segunda-feira (1), um relato de sua esposa, contando sobre o diagnóstico do filho.

A doença é caracterizada justamente pela queda de cabelo. Entenda melhor o que é a alopecia, quais são suas causas, tipos e opções de tratamentos.

O que é alopecia?

Alopécia é uma condição caracterizada pela repentina queda de cabelo direto do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Essa condição pode fazer com que a região onde há a queda fique completamente sem cabelo/pelos, deixando a pele ou couro cabeludo exposto.

A identificação da alopecia pode acontecer quando há a percepção da queda de mais de 100 fios de cabelo por dia. É possível notar a queda no banho, no travesseiro, ou ao pentear o cabelo. Outra forma é notar se há espaços vazios no couro cabeludo ou partes do corpo sem pelos.

Para tratar a alopecia é necessário descobrir qual é a causa da doença. Existem cinco tipos de alopecia, e na maioria dos casos o tratamento é feito com medicamentos de aplicação local recomendados por um médico dermatologista.

Quais os tipos de alopecia?

Alopecia areata: esse tipo é causado por fatores emocionais ou auto imunes e é caracterizado por intensa queda de cabelo em algumas áreas.

Androgenética: popularmente conhecida como calvície, é causada por fatores genéticos e está associada à taxa de testosterona na corrente sanguínea. O que justifica que seja mais comum em homens.

Traumática: este tipo é causado pelo hábito de arrancar fios de cabelos constantemente e também pode ser causado por traumas na cabeça.

Seborréica: alopecia causada por dermatite, e que pode ser tratada com uso de medicamentos.

Eflúvio: essa caracteriza-se por um período onde há queda natural de cabelo. Quando esse mecanismo se desregula, o período de queda de cabelo tende a ser maior, mas responde bem aos tratamentos clínicos.

Quais as principais causas?

Existem várias causas possíveis para a alopecia, que podem ser desde fatores externos até implicações internas. Alguns tipos de câncer podem influenciar na queda do cabelo.

Confira abaixo as principais causas da alopecia:

- Micose no couro cabeludo;
- Uso de medicamentos;
- Estresse;
- Reação hormonal pós parto;
- Uso de produtos químicos inadequados;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano;
- Deficiência de proteínas, ferro, biotina e zinco.

Quais as formas de tratamento?

O melhor tratamento para a alopecia varia dependendo do tipo que você tem. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito através de medicamentos orais.

Já em outros, ou em casos graves, como um complemento, podem ser utilizados produtos de aplicação direta na região onde há a queda de cabelos.

A intradermoterapia, procedimento em que são colocadas agulhas com um pouco de remédio na pele, também pode ser indicada em alguns casos.

Assim como a carboxiterapia, que consiste na aplicação subcutânea de dióxido de carbono. Ambas, bem como a medicação, só podem ser realizadas com recomendação médica.

Atenção: Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.


Fonte: Seleções
 
           
 
Rua São José, 175 - Vl São José
Várzea Paulista / SP

Rua Maria Maiolino de Souza, 101
Centro - Campo Limpo Paulista / SP

(11) 4596-3321

(11) 4038-6064

Horário de Funcionamento:
Seg a sex 8h30 - 18h | Sáb 8h30 - 12h
contato@almiscar.com.br
 
newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
     
         
   
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet