|
|
Not?cia - Óleo de macadâmia é saudável e eficaz...
Óleo de macadâmia é saudável e eficaz...
Óleo de macadâmia é saudável e eficaz para cachos.
A macadâmia é uma árvore de porte alto, nativa da Austrália e muito predominante no Havaí. Seu fruto, também chamado de macadâmia, é uma noz fina envolta em uma casca rígida.
A macadâmia contém diversos minerais e componentes benéficos ao nosso organismo, como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitaminas e proteínas - sua composição pode variar de acordo com o local de crescimento da árvore.
Cerca de 75% da composição do fruto é dada por óleos naturais. É possível extrair óleo de macadâmia por meio de prensagem a frio dos frutos moídos ou por extração via solvente.
O óleo obtido da macadâmia é semelhante ao azeite de oliva em sua composição e é frequentemente descrito como sendo um "óleo bom", pois contêm baixos níveis de gorduras saturadas e altos níveis de gordura monoinsaturadas.
O óleo de macadâmia é comestível e possui diversos fins, mas seu uso mais comum está relacionado aos cuidados com a beleza, pois ele é composto por ácidos graxos - sendo os ácidos oleico (ômega 9), palmitoleico (ômega 7) e palmítico os presentes em maiores proporções. Esse óleo também é rico em substâncias antioxidantes.
Aplicações
Uso culinário
O óleo de macadâmia pode ser usado na alimentação, substituindo o azeite nas saladas. Ele é rico em ômega 7, que pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente em peles jovens. Com o tempo, a quantidade de ácido palmitoleico na pele diminui, deixando-a com aparência cansada e sem brilho. Quando ingerido em quantidades moderadas, o óleo de macadâmia repõe o ômega 7, deixando a pele mais jovem e bonita.
Além disso, a ingestão do óleo de macadâmia auxilia no controle do colesterol, reduz a glicemia e pode controlar a pressão sanguínea. Consulte um/a profissional da saúde para saber a quantidade ideal de óleo de macadâmia a ser consumida diariamente, de acordo com seu caso.
Uso cosmético
Por conta dos benefícios do óleo de macadâmia, ele também pode ser aplicado diretamente no rosto, hidratando peles secas e frágeis. O ácido palmitoleico protege os lipídeos da pele contra a oxidação e é responsável pela hidratação e perda de umidade da pele, garantindo uma aparência saudável e também tem propriedades regenerativas.
É um ácido presente no sebo humano e, por isso, possui extrema afinidade com a pele e com os óleos naturais produzidos no couro cabeludo, conseguindo penetrar com eficácia nas áreas aplicadas, além de nutrir e hidratar sem deixar a pele ou os cabelos oleosos.
Na pele, o óleo vegetal atua diretamente nas regiões mais ressecadas e sensibilizadas, promovendo reparação na barreira cutânea. Quando aplicado sobre o rosto, além de hidratá-lo, tem ação contra envelhecimento precoce cutâneo, que previne a formação de rugas e reduz inflamações - pode ser aplicado em regiões acneicas e auxilia no tratamento de coceiras.
Nos cabelos, a presença de gorduras monoinsaturadas no óleo de macadâmia ajuda a proteger o couro cabeludo contra raios UV, vento, poluição, chapinha, secador e produtos químicos. Penetra nos poros capilares mantendo a hidratação dos fios, promove diminuição do frizz, dá brilho e repara a elasticidade natural da fibra capilar, evitando que os fios se quebrem e que pontas duplas surjam. É um óleo recomendado para cabelos quimicamente tratados e danificados.
O óleo de macadâmia é indicado para todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, pois controla o volume e o frizz dos cachos. Para aplicar o óleo nos cabelos, utilize-o puro e sem haver necessidade de misturá-lo com xampus, cremes ou outros óleos vegetais.
Aplique-o separadamente nos cabelos secos ou molhados ou até na forma de máscara para tratamentos capilares. Use apenas algumas gotas no cabelo seco para evitar um possível aspecto oleoso.
Lembre-se de utilizar o óleo de macadâmia puro e 100% natural, livre de substâncias químicas nocivas à saúde, como por exemplo os parabenos.
Fonte: eCycle
|
|