|
|
Not?cia - Hidratação é tão importante no frio quanto no calor
Hidratação é tão importante no frio quanto no calor
O inverno está chegando e a lista de cuidados com a saúde se transforma com a queda da temperatura: piora nos sintomas de alergias, problemas circulatórios e doenças respiratórias são os principais problemas enfrentados nesta época do ano.
Manter o corpo saudável e ativo é um desafio e a água pode ser uma grande aliada.
Especialistas insistem que o consumo de 1,5 a 2l de água é necessário todos os dias, independente da estação do ano. Mesmo sentindo menos sede, a hidratação deve ser frequente, já que a perda de líquido no suor diminui, mas se mantém na urina, por exemplo.
Caso o consumo de água não seja equilibrado, o corpo pode desidratar e sofrer com sintomas de prisão de ventre, ressecamento da pele e aumento da vulnerabilidade para doenças respiratórias.
- É importante levar em consideração o balanço da água corporal, prestando atenção não somente no volume de água que bebemos, mas também no que eliminamos durante o dia - alerta Maurilo Leite, nefrologista do Hospital Universitário da UFRJ.
Segundo ele, além do líquido ingerido, o próprio organismo produz entre 200ml e 1000ml de água por dia, dependendo do metabolismo. Para manter o corpo saudável no frio, a média de urina deve ser correspondente a quantidade ingerida, o resto será eliminado por outras vias.
- Isso sinaliza que o corpo está funcionando normalmente. Muito mais ou muito menos urina pode ser um alerta para problemas renais - diz o especialista.
A atenção deve ser redobrada em relação a crianças e idosos, já que desidratam com mais facilidade. Para fazer a reposição de líquido, o cuidado não precisa ser apenas por meio do consumo de água.
- Sopas, chás e sucos são ótimas alternativas para esta época do ano, em que as pessoas esquecem de beber água por não sentirem calor - segundo a nutricionista Marlete Pereira.
Tomar sucos naturais entre as refeições e sopa todos os dias à noite são hábitos que ajudam a manter a hidratação.
Saiba reconhecer sinais de desidratação
Urina
É normal que, pela manhã, a primeira urina seja mais concentrada, amarelada. No decorrer do dia o consumo de líquido deve diluí-la, tornando seu aspecto mais transparente. Se isso não acontecer, está na hora de beber mais água.
Saliva e nariz
Lábios e narinas ressecados sinalizam a desidratação do corpo. Além do desconforto, estes sintomas podem provocar fissuras que viram porta de entrada para doenças respiratórias, muito comuns nesta época do ano. Quando sentir a saliva mais grossa, hidrate-se.
Pele
O frio já provoca um ressecamento natural dos tecidos. Além do uso de produtos hidratantes, o consumo de água ajuda a manter a pele saudável. Caso perceba braços e pernas esbranquiçadas, não use apenas o creme, beba água.
Fonte: Extra
|
|